Pular para o conteúdo principal

Família recebe retorno de consulta 11 anos após a morte da paciente.

A família acredita que o encaminhamento foi solicitado em 2000 ou 2001.
Prefeitura de Alvorada diz que não sabe porque o pedido foi arquivado.
Uma família de Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, se surpreendeu ao receber a resposta sobre uma consulta médica para uma mulher que morreu há 11 anos. A carta endereçada a Zila Bueno da Silva foi enviada pela Secretaria Municipal de Saúde em 16 de dezembro.

CArta foi enviada a paciente 11 anos depois de seu falecimento (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

“Ela morreu em 2004 e 11 anos depois eles deram esse encaminhamento”, diz a microempreendedora Erni Hengen Almeida, filha da paciente. “A consulta para a qual ela recebeu o pedido de encaminhamento ocorreu no final de 2000 ou 2001, se não me engano.”
Ela diz que se sente revoltada não apenas pelo que considera um descaso por parte da prefeitura, mas também pelo fato da carta ter sido enviada na mesma época do ano do falecimento de sua mãe. “Ela morreu em outubro, e aí vem tudo de novo.”
Erni diz que essa não foi a primeira vez em que o retorno veio tarde.
Zila Bueno faleceu 11 anos antes de receber resposta (Foto: Arquivo Pessoal)
Zila Bueno faleceu 11 anos antes de receber
resposta sobre consulta (Foto: Arquivo Pessoal)
“O encaminhamento era para um reumatologista e minha mãe morreu de pancreatite. Só que tenho um tio que teve um câncer no intestino e que recebeu a mesma correspondência um ano depois de ter morrido. Como ele não conseguiu a consulta, nós tivemos que pagar particular, ele ficou internado e acabou morrendo”, lamenta.
Resposta da prefeitura
De acordo com a coordenadora da central de marcação da prefeitura de Alvorada, Paloma Orige Comassetto, o encaminhamento de Zila foi incluído em uma pilha de arquivamento sem que se saiba exatamente por qual o motivo. “Como não se conseguiu contato com ela, a secretaria enviou a carta para saber se ela ainda precisa da consulta”, disse.
Segundo ela, o encaminhamento é feito pelo posto de saúde, para depois ser levado para a central de encaminhamento, onde três funcionárias são responsáveis pelo cadastramento no sistema. “É dada prioridade para os casos mais urgentes, conforme avaliação feita pelo médico responsável”, disse.
Os encaminhamentos levam em média 20 dias para serem cadastrados no sistema, porque muitos postos de saúde sequer possuem carro para encaminhar os pedidos para a central. Ainda de acordo com a coordenadora, 1,2 mil pessoas podem receber comunicados semelhantes para consultas com reumatologistas.
Ela diz que as equipes estão trabalhando até nos finais de semana para atender a demanda pendente. Cerca de 7,1 mil encaminhamentos para cirurgia geral, cirurgia plástica e para consultas com especialistas do aparelho digestivo estão pendentes de cadastro.

Por - G1
Postado por: Victero Bruno

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARATUBA - Secretario de Assistência Social Arimateia Oliveira é homenageado pela Assembleia Legislativa do Ceará

O Secretário Arimateia Oliveira, neste dia 04 de setembro, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Ceará, na sessão solene comemorativa pelo dia do Administrador, além do destaque como referência na gestão pública e na dedicação pela eficiência e fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O Deputado Estadual Carlos Felipe, ressaltou em sua fala: “o Secretário Arimateia, vem realizando um grande trabalho na gestão pública de Ara tuba, vem em meio a tempos difíceis e de cortes da política de Assistência Social, fazendo uma gestão brilhante e se destacando a nível Nacional, e merece nossos aplausos!”, concluiu o deputado em sua fala solene. Além de Arimateia, foram agraciados outros administradores das diversas áreas estratégicas do estado do Ceará. Atualmente nosso Secretário é Vice-presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais da Assistência Social do Ceará e Diretor do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais da Assistência Social (Br...

ARATUBA CAMPEÃ INVICTA DA 35° COPA DO NORDESTE DE FUTEBOL DE BASES.

N o ano de 2018 a Equipe conseguiu o vice campeonato, Já no ano de 2019 ainda mais fortalecida  sagrou-se campeã na  modalidade sub-18.     É com muito orgulho que a Prefeitura Municipal de Aratuba anuncia que a equipe de futebol sub-18 de Aratuba sagrou-se campeã da 35a. Copa do Nordeste de Futebol de Base, modalidade sub-18, realizada em Afrânio- Pernambuco, ao vencer o Boca Juniors do Pará, por 2 X 0. A Prefeita Maria Auxiliadora (Tirica), em nome de todo o município, parabeniza os jovens atletas que participaram da competição, representando nossa Aratuba. Parabéns  ao treinador e dirigente Júnior Cruz representando a Comissão Técnica, ao Presidente da LADEC Eliesio Cruz e a todos os que contribuíram para o êxito da jornada. Aos jovens da equipe sub-16, que participaram com brilhantismo e garra, nosso reconhecimento. O título conquistado é resultado do esforço de todos e do apoio e incentivo da Prefeitura, através da LADEC. A emoção toma con...

Associação promove festa para crianças em Aratuba

No último Domingo 10, a Associação P.P.R De Segredo movimentaram a comunidade afim de fortalecer e estreitar os vínculos com as crianças da região. O Atual presidente faz uma fala de agradecimento. Tenta contribuir da melhor forma para vivenciar esse dia especial, dedicado às nossas crianças. Sem dúvida, todos eles aproveitaram o máximo e esbaldaram na diversão. Ressaltamos e reconhecemos todo o engajamento dos membros da diretoria; todas as pessoas que deram sua contribuição direta ou indiretamente, aos parceiros que também ajudaram. Enfim, somos gratos à todos vocês, sem exceção. A associação vem se destacando no auxilio aos produtores na comunidade segredo. Postado por: Victero Bruno