Pular para o conteúdo principal

Cidades do maciço são convidadas a discutir prioridades da região - Acompanhe o representante de sua cidade.


O governo do Estado realizou em Baturité nesta terça (10), importante encontro onde foram discutidos como serão aplicados os recursos do governo do estado na região Maciço de Baturité. O evento de apresentação do Plano Plurianual 2016/2019 aconteceu no prédio do CRIA de 8:30 até 12:00, presentes O relator do PPA deputado Estadual Evandro Leitão e o Sub-relator o baturiteense Elmano de Freitas, também os prefeitos Antônio Claudio (Aracoiaba), Claudio Saraiva (Capistrano), Wauston Cavalcante (Itapiúna), Sávio Bezerra (Mulungu), Manuel Bandeira (Redenção). O prefeito anfitrião do evento João Bosco (Baturité) esteve representado pelo secretário de Cultura Chico Mendes. Muitos vereadores estiveram prestigiando a importante assembleia.

IMG_5724

Em sua fala o presidente da AMAB (Associação dos Prefeitos do Maciço de Baturité) Antônio Claudio, disse que os prefeitos do maciço recebiam com muita honra a comitiva do governo do estado para juntos priorizar a aplicação dos recursos para região. Lembrou também que a região já compartilha de muitas parcerias entres eles e que, portanto, esse encontro só vem a somar com as ações coletivas dos municípios. Lembrou dos consórcios da saúde, da iluminação pública, o curso de medicina na Unilab e a construção do Hospital Universitário, que enriquecerá mais ainda nossa região. E que a importante ação a ser debatida seria o aumento do repasse para o custeio dos equipamentos de saúde, assunto que dominou muito as falas dos oradores inscritos.

IMG_5729

Outro problema posto para discussão é a grave situação hídrica das cidades do maciço tendo em vista o ano que se avizinha e que não traz expectativas muito positivas quanto a ter um inverno regular, também a questão dos lixões e dos matadouros públicos.

IMG_5739

O deputado Evandro Leitão relator do projeto do PPA elogiou a enorme participação de vereadores da região reconhecendo a importância do encontro e fez lembrar que o encontro teve o empenho pessoal do deputado e filho da de Baturité Elmano de Freitas que sempre faz lembrar a importância da região junto ao governo do estado. O deputado saiu com uma impressão muito positiva do encontro e reforçou que “É importante quando a sociedade se reuni para discutir seus problemas de forma democrática e ordeira, nós não podemos perder a capacidade de se indignar temos que continuar acreditando” finalizou o deputado.

IMG_5738

O deputado Elmano de Freitas sintetizou o encontro em três questões centrais a ser levada como prioridade, a água, saúde e infraestrutura. Elmano disse estar muito feliz com o número de participantes no encontro, representantes de todos os segmentos se fizeram presentes, concluiu dizendo ” É preciso uma grande união dos municípios para termos uma faculdade de medicina na região, para que a gente tenha médicos formados na nossa região para atender nossa população nos postos de saúdes”.
O resultado foi bastante positivo, os deputados levaram as escolhas e prioridades na região maciço para ser incluída no PPA e no LOA. Os participantes da reunião contribuíram de forma positiva com sugestões como: Criação de reciclagem dos lixões, poços e açudes para a região como o Candeias, Criação de Parques esportivos para esportes e áreas de lazer, estradas de Redenção a Baturité para região, acompanhamento das sobras e aplicação dos recursos do orçamento, voltar a atenção para a agricultura saudável, em fim a sociedade participando desta importante reunião, ações para a cultura e o esporte.
O importante é que pela primeira vez as cidades do Maciço puderam direcionar onde seriam aplicados os recursos destinados para a região, isso é um momento inédito e enriquecedor para as cidades do maciço, são os cidadãos desta região que indicaram onde devem ser priorizados os recursos. Isso é muito diferente de momentos passados, essa ação representa o amadurecimento de alguns políticos.
Nossa cidade esteve representada pela Vereadora Irmã Edileusa, Marcelo Cardoso e Sávio Cesar, o restante não compareceu o que é lamentável foi uma excelente oportunidade de representarem o povo de Baturité.

Texto: Claudio Ramos

Fotos: João Paulo Freitas/Claudio Ramos



IMG_5765 
Fonte - TV Maciço
Postado por: Victero Bruno

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Aratubense e incendiada e família precisa de ajuda.

GENTE VAMOS AJUDAR ESSA SENHORA!!! A CASA DELA PEGOU FOGO PERDEU TUDO. O nome dela é Maria De Jesus ela teve sua casa incendiada no ultimo dia 09/11 por volta das 18:30 na comunidade de balança ( na divisa de Canindé com Aratuba) ela perdeu tudo, hoje ela esta precisando de ajuda quem puder ajudar ela com qualquer tipo de coisa fale comigo no PV ou venha deixar na Av José Veloso Jucá 1801 no Alto Guaramiranga ( Em frente á praça) ou ligar 9.8742-5131  QUEM PODER AJUDAR SÓ ENTRAR EM CONTATO PELO TELEFONE ACIMA. ACOMPANHE O VÍDEO DA SENHORA. Fonte - Canidé Niws Postado por: Victero Bruno

História e Cultura - Índios Kanindés de Aratuba festejam dia do índio.

Dia de índio é todo dia  Nesta data tão especial dedico um pouquinho de meu Tempo que resta para descrever o que sinto em ser índios, e em especial ser índio da nação Kanindé localizada no município de Aratuba diz Nilton Kanindé.Ser índio não é fácil, o preconceito nos rodeia a cada passo que damos, mas nunca baixamos a cabeça e jamais negamos nossas raízes que nossos antepassados viveram e sofreram para que nossa historia continuasse viva. Na verdade seria uma grande covardia nos calarmos e deixasse essas vivencias somente na memoria, pois o bom é vivenciar, preservar e repassar para as novas gerações. No imaginário de muita gente o índio é aquele indivíduo que mora na floresta, vive apenas da caça, da pesca e algum tipo de coleta. Mas será mesmo essa a realidade indígena brasileira? No Brasil, somos hoje em torno de 305 etnias indígenas, falantes de 274 línguas indígenas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população indígen...

Super lua ocorre neste sábado; saiba o que é e como observar

Fenômeno acontece quando lua cheia coincide com perigeu do satélite. Perigeu é o momento em que a Lua está mais próxima da Terra. Casal observa super lua no Rio Misssouri, nos Estados Unidos, no ano passado (Foto: Charlie Riedel/AP) Na noite deste sábado (29) será possível observar no céu o fenômeno conhecido como "superlua", que acontece quando ocorre uma lua cheia no período entre 24 horas antes ou depois de a lua atingir o perigeu (ponto mais próximo da Terra) de sua órbita. As informações são do astrônomo Cassio Barbosa, do blog Observatório. A órbita da Lua é elíptica, por isso a distância até nosso satélite natural varia. A menor distância até a Terra (chamada de perigeu) é bem diferente da maior distância (chamada de apogeu): o perigeu da Lua se dá por volta de 362.600 km da Terra e o apogeu, na média, por volta de 405.400 km. Este ano haverá três superluas: em agosto, em setembro e em outubro. A primeira superlua, que tem o nome oficial de "lua do peri...