Pular para o conteúdo principal

Qualificação Profissional Gratuita Para a Juventude em Aratba


http://www.correioibiapaba.com.br/userfiles/image/logomarcas/


 Aratuba  e mais 16 municípios do interior cearense assinaram, juntamente com o Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, na última sexta-feira, 28 de agosto, os termos de cooperação técnica do projeto Juventude Empreendedora (Juvemp), para capacitação profissional de 900 jovens. O projeto objetiva favorecer o desenvolvimento dos valores de responsabilidade social e da cultura empreendedora na formação pessoal, social e comunitária dos jovens, visando sua integração na comunidade e no mercado de trabalho.

“A metodologia do Juvemp foi criada no Ceará. Essa é portanto, mais uma ação – dentre os demais projetos de capacitação de que dispomos – para fazer cumprir a determinação do governador Camilo Santana de levarmos capacitação juvenil aos 184 municípios do Estado e promovermos a interiorização do desenvolvimento”, destacou o secretário. “Desse projeto, já saíram diversos gestores que hoje ocupam cargos importantes em empresas privadas e em órgãos públicos”, acrescentou o presidente do IDT, Gilvan Mendes, ao explicar as características e o potencial de qualificação empreendedora do Juvemp para os presentes à solenidade.

O Projeto Juventude Empreendedora é uma iniciativa que busca favorecer o desenvolvimento dos valores de responsabilidade social e da cultura empreendedora na formação dos jovens em situação de maior fragilidade social e econômica, visando sua integração na comunidade, na sociedade e no mercado de trabalho.

O processo de formação social e profissional dos jovens educandos fundamenta-se na aprendizagem teórico-vivencial e totaliza 528 h/a. É desenvolvido por meio de etapas, em sala de aula, interdependentes e complementares, centradas em temas que proporcionam a formação básica e específica de acordo com os sonhos, competências e realidades dos beneficiários do Projeto.

O Projeto JUVEMP, como ficou conhecido, já contemplou 27 municípios, totalizando 1350 jovens. Em sua primeira versão, no ano de 2007, beneficiou 400 jovens; no ano de 2008, foram mais 500 jovens; e está em fase de conclusão a versão de 2009 que atende 450 beneficiados. Agora, o JUVEMP apresenta-se para uma nova edição, com a proposta de atender 450 jovens, no ano de 2010.

As exitosas experiências do Juventude Empreendedora consistem numa concepção metodológica moderna e fundamentada no desenvolvimento social e profissional do jovem a partir da conscientização de suas possibilidades em ações coletivas organizadas.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História e Cultura - Índios Kanindés de Aratuba festejam dia do índio.

Dia de índio é todo dia  Nesta data tão especial dedico um pouquinho de meu Tempo que resta para descrever o que sinto em ser índios, e em especial ser índio da nação Kanindé localizada no município de Aratuba diz Nilton Kanindé.Ser índio não é fácil, o preconceito nos rodeia a cada passo que damos, mas nunca baixamos a cabeça e jamais negamos nossas raízes que nossos antepassados viveram e sofreram para que nossa historia continuasse viva. Na verdade seria uma grande covardia nos calarmos e deixasse essas vivencias somente na memoria, pois o bom é vivenciar, preservar e repassar para as novas gerações. No imaginário de muita gente o índio é aquele indivíduo que mora na floresta, vive apenas da caça, da pesca e algum tipo de coleta. Mas será mesmo essa a realidade indígena brasileira? No Brasil, somos hoje em torno de 305 etnias indígenas, falantes de 274 línguas indígenas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população indígen...

Casa de Aratubense e incendiada e família precisa de ajuda.

GENTE VAMOS AJUDAR ESSA SENHORA!!! A CASA DELA PEGOU FOGO PERDEU TUDO. O nome dela é Maria De Jesus ela teve sua casa incendiada no ultimo dia 09/11 por volta das 18:30 na comunidade de balança ( na divisa de Canindé com Aratuba) ela perdeu tudo, hoje ela esta precisando de ajuda quem puder ajudar ela com qualquer tipo de coisa fale comigo no PV ou venha deixar na Av José Veloso Jucá 1801 no Alto Guaramiranga ( Em frente á praça) ou ligar 9.8742-5131  QUEM PODER AJUDAR SÓ ENTRAR EM CONTATO PELO TELEFONE ACIMA. ACOMPANHE O VÍDEO DA SENHORA. Fonte - Canidé Niws Postado por: Victero Bruno

História de Aratuba - TEXTO DO PROFESSOR GILDO GOMES

Prof. Gildo Gomes Prof. de História e Geografia no Município de Aratuba na Escola Maria Júlia de1995 a 2012 Colunista dnline Fontes Documentais sobre a História de Aratuba Os documentos históricos disponíveis sobre a historicidade aratubense: 1) O Álbum do Congresso Eucarístico da Igreja Católica, 1945; 02) Um Ensaio do Reino – Documento sobre a experiência comunitária em Aratuba, de Frei Carlos Merster, na década de 70(?); 03) Histórico de Aratuba de Izilda Barbosa, 1982; 04) Histórico de Aratuba da Escola Joacy, 1984; 05) O Caso de Aratuba(recursos eleitorais) do advogado Aroldo Mota,1985; 06) Mini-histórico de Aratuba, 1988 citado em referências bibliográficas, não consegui localizá-lo; 07) Histórico de Aratuba da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, 1995; 08) Aratuba Governo de Todos da Prefeitura Municipal, 1998; 09) Histórico de Aratuba da Biblioteca Pública Municipal, anônimo e sem data; 10)...