Aratuba e mais 16 municípios do interior cearense assinaram, juntamente com o Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, na última sexta-feira, 28 de agosto, os termos de cooperação técnica do projeto Juventude Empreendedora (Juvemp), para capacitação profissional de 900 jovens. O projeto objetiva favorecer o desenvolvimento dos valores de responsabilidade social e da cultura empreendedora na formação pessoal, social e comunitária dos jovens, visando sua integração na comunidade e no mercado de trabalho.
“A metodologia do Juvemp foi criada no Ceará. Essa é portanto, mais uma ação – dentre os demais projetos de capacitação de que dispomos – para fazer cumprir a determinação do governador Camilo Santana de levarmos capacitação juvenil aos 184 municípios do Estado e promovermos a interiorização do desenvolvimento”, destacou o secretário. “Desse projeto, já saíram diversos gestores que hoje ocupam cargos importantes em empresas privadas e em órgãos públicos”, acrescentou o presidente do IDT, Gilvan Mendes, ao explicar as características e o potencial de qualificação empreendedora do Juvemp para os presentes à solenidade.
O Projeto Juventude Empreendedora é uma iniciativa que busca favorecer o desenvolvimento dos valores de responsabilidade social e da cultura empreendedora na formação dos jovens em situação de maior fragilidade social e econômica, visando sua integração na comunidade, na sociedade e no mercado de trabalho.
O processo de formação social e profissional dos jovens educandos fundamenta-se na aprendizagem teórico-vivencial e totaliza 528 h/a. É desenvolvido por meio de etapas, em sala de aula, interdependentes e complementares, centradas em temas que proporcionam a formação básica e específica de acordo com os sonhos, competências e realidades dos beneficiários do Projeto.
O Projeto JUVEMP, como ficou conhecido, já contemplou 27 municípios, totalizando 1350 jovens. Em sua primeira versão, no ano de 2007, beneficiou 400 jovens; no ano de 2008, foram mais 500 jovens; e está em fase de conclusão a versão de 2009 que atende 450 beneficiados. Agora, o JUVEMP apresenta-se para uma nova edição, com a proposta de atender 450 jovens, no ano de 2010.
As exitosas experiências do Juventude Empreendedora consistem numa concepção metodológica moderna e fundamentada no desenvolvimento social e profissional do jovem a partir da conscientização de suas possibilidades em ações coletivas organizadas.
Com informações da Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS
Comentários
Postar um comentário