Pular para o conteúdo principal

A maturidade e a responsabilidade na adolescência



A motivação para escrever esse texto sobre a adolescência não tem como deixar de assumir que surgiu devido a inquietação sobre a polêmica discussão da maioridade penal para os adolescentes infratores.
Porém não existe a pretensão de expor uma opinião ou de convencimento sobre qual seria a melhor decisão a ser tomada sobre o caso. Afinal, o momento ainda inspira um cuidado devido ao tensionamento causado pela onda de violência absurda e que tem gerado fortes emoções no debate sobre uma nova lei.
A idéia é falar um pouco sobre essa fase da vida, que os adultos tendem a esquecer, consideram-na tão chata, que apelidaram de “Aborrescência”.Uma fase de transição não pode ser considerada fácil e os adolescentes vivem exatamente esse momento difícil, em que não são mais crianças e não chegaram a vida adulta.
Independente da classe social, da cultura, os adolescentes tem comportamentos bem característicos, como uma variação de humor, irritabilidade, agitação, que oscila com “preguiça”, uma necessidade tamanha de estar com o seu grupo, que pode gerar conflitos com os familiares por não entenderem a preferência e a importância dada por eles às amizades.
É uma época de imaturidade, em que atitudes são tomadas muitas vezes impulsivamente, pois é um momento de se ter experiências e com isso a busca da tão desejada maturidade. Não se trata apenas de uma mudança física, nem podemos mensurar a adolescência em uma etapa fixa, porque não é também a idade cronológica que define essa fase da vida, mas o momento em que o adolescente se torna um jovem adulto, ele tem maior possibilidade de lidar com dificuldades, resolver conflitos, responder pelos seus atos e lidar melhor com as relações interpessoais.
Talvez seja difícil para alguns adultos, pais ou não de adolescentes, entenderem os conflitos e problemas específicos desse período, mas ao recordar a sua própria adolescência, será que não desperta a lembrança de momentos em que acreditava que poderia se arriscar, testar, provar, fazer alguma coisa “escondida” e que nada de ruim iria acontecer…
O adolescente vive o realismo fantástico, a ideia de que nada poderá atingi-lo, que o presente e o que ele entende como sendo algo importante tem que ser vivido intensamente, sem conseguir mensurar as reais consequências.
A importância dos Pais, familiares, estarem presentes e disponíveis para compreendê-los, orientá-los, é fundamental para o crescimento e responsabilidade cobrada pela sociedade, que também tem o seu papel de educar e fornecer políticas públicas para assegurar que os jovens possam viver esse período de transformação conseguindo mudar o mundo e a sí mesmo para melhor.
Para os descrentes em mudanças e na impossibilidade de recuperação de um adolescente infrator, indicaria o filme nacional: O contador de histórias, não se trata de ficção, é a história de uma mudança de comportamento e de vida de um adolescente, transformado por um outro que se dispôs a investir afeto e que provocou, como no clássico de Victor Hugo( Os miseráveis) , mesmo com um final bem diferente, uma chance de escrever uma nova história de vida.
“Os velhos desconfiam da juventude porque foram jovens.”
                                                                                                            Bruno Wx

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Moacir Cordeiro Leite é um incentivador dos cuidados com o meio ambiente em Aratuba

Em suas redes sociais Germano da Silva Em continuidade as comemorações dos 50 anos da Sociedade Hospitalar Pe. Dionísio, tive a honra de junto com meu filho plantar dois Ipês na entrada da cidade em meu nome e de meu Pai. Hospital, nunca quero precisar mas se for preciso quero que ele esteja lá. Quem é Padre Moacir? A trajetória religiosa do padre Moacir não é das mais comuns na igreja. Entrou já adulto no seminário, chegou a ser expulso por um tempo em virtude de suas ideias questionadoras e acabou sendo responsável por um movimento de trabalhadores rurais em Aratuba, que lhe rendeu a alcunha de padre problema. A luta, que gerou a desapropriação de três fazendas na época da ditadura, rendeu ainda a discórdia e ameaças de vida. Veja Um bate papo bem legal do Jornal OPOVO com Moacir! O POVO - Padre, o que o senhor está fazendo hoje? Moacir Cordeiro Leite - Eu vou começar do começo, certo. Depois eu lhe digo. Eu sempre fui ligado ao campo, Maranguape, Papara, distrito de Maranguape. Sem

Tania Melo é a nova presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Aratuba

A sindicalista trabalha no sindicato desde 2004 prestando serviço para os Agricultores de Aratuba, já foi membro nas últimas composições de chapa como secretaria geral e era um grande aliada da ex presidente Jaqueline Simão. Tania é Indígena do Povo Kanindé e líder Comunitária      Ela construiu uma carreira voltada aos cuidados com os agricultores e também liderou diversas ações sociais em sua comunidade, junto a outros membros da comunidade Indígena ela auxilia nos cuidados com a igreja e existencialismo aos mais necessitados.       Uma mulher de garra luta desde bem nova junto ao seu pai por direitos igualitários através de movimentos Sociais, n o sindicato Tania garante lutar por direitos mais justos e da continuidade ao trabalho da ex companheira Jaqueline.      J á no início de seu mandato diversas benefícios  estão sendo proporcionados através  de parcerias com o inss e associações  do Município.  Em sua rede social o sindicato divulgou um relato sobre uma grande Conquista.   

Vídeo - Corpo de bombeiro resgata vaca de dentro de cacimbão em Aratuba.

   O episodio presenciado por moradores da localidade de Fernandes, e que atraiu muitos curiosos durante a manhã de sexta feira, corresponde ao acidente sofrido por uma vaca de propriedade de um morador da comunidade citada, relatos contam que o animal após envolver-se em uma "briga" com outro animal veio á cair dentro de um cacimbão já desativado à algum tempo.    Por esse fato o mesmo se encontrava com um baixo volume de água, o que evitou um possível afogamento da vaca, devido as circunstancias foi necessário contatar o corpo de bombeiros da cidade de Guaramiranga, que efetuaram o resgate do animal, com o auxilio de vários moradores que se puseram a ajudar, e assim foi possível o resgate da vaca com vida sem maiores prejuízos, fazendo assim um final feliz para esta historia.   Assista o vídeo. Postado por: Victero Bruno Colaboração: Josuéldo Souza